Skip to content

Alentejo Radical seta Paintball
Paintball Print E-mail
Paintball é um jogo que começou como uma brincadeira praticada por madeireiros do Canadá e Estados Unidos. Estes trabalhadores utilizavam marcadores para atirar bolinhas de tinta nas árvores a serem derrubadas e, no final do expediente, aproveitavam para fazer um tipo de jogo muito popular nos Estados Unidos, chamado "Capture the Flag" (Capture a Bandeira). Alguns dos praticantes desta "brincadeira" resolveram levar a coisa mais a sério, dentre eles estava Bob Gurnsey, consi-derado o Pai do Paintball. Isto foi a 20 anos e de lá para cá o Paintball sofreu várias mudanças, deixando de ser praticado como uma simulação de combate onde os jogadores se pareciam mais com o Rambo no meio do mato e passando a ser um desporto radical, rápido e super dinâmico, onde se usa roupas muito coloridas equipamentos de alta tecnologia e se joga em campos planos, abertos e com obstáculos coloridos que em nada lembram um cenário de guerra.

paintball2.jpg Existem várias modalidades de jogo, como o 10-Homens, com duas bandeiras, sendo uma em cadabase, 7-Homens, 3-Homens, Big Games que chegam a reunir mais de cem jogadores ao mesmo tempo, etc. mas a mais comum no Brasil é 5-Homens (ou 5-Man), que se joga "center flag", ou seja, uma bandeira é colocada no meio do campo o objetivo do time é sair de sua base, capturar a bandeira e colocá-la na base do adversário antes que o outro time o faça. cada jogador está equipado com uma arma movida a CO2 que dispara bolinhas de tinta. Estas bolinhas se rompem ao atingir o alvo, deixando uma bela mancha de tinta no jogador.

 O jogo termina quando uma das equipas coloca a bandeira na base do adversário, ou quando todos forem eliminados (manchados de tinta), ou quando acabar o tempo de jogo. Parece ser muito fácil, mas a adrenalina é muita quando você sabe que tem que correr, mas que atrás de algum obstáculo seu oponente está a sua espera, com uma marcadora semi-automática pronta para pintar você e tirá-lo do jogo!
DSCF0035.JPG É um desporto seguro ?
Muitas pesquisas já foram realizadas no mundo sobre a taxa de acidentes nos desportos e o paintball é considerado um dos mais seguros, com uma taxa insignificante de acidentes, que não chega nem perto de outros desportos como futebol, ciclismo, artes marciais, etc. Quanto à violência, no paintball o contacto físico é contra as regras, o que já elimina muitos problemas.

O único risco neste desporto é o de acidentes com a visão, porém os jogadores de paintball "sempre" utilizam máscaras de protecção PRÓPRIAS PARA PAINTBALL que protegem os olhos, a face e as orelhas das bolinhas. O uso de máscaras adequadas e o correcto entendimento e prática das regras de segurança elimina totalmente a possibilidade de haver incidentes.