Skip to content

Alentejo Radical seta Kitesurf
Kitesurf Print E-mail

kite_1.jpg Voar sobre a água puxado por uma asa é o princípio do kitesurf, um desporto relativamente novo, mas que vem ganhando novos adeptos por todo mundo.
O equipamento do kite é basicamente a asa e a prancha.
O desporto é uma mistura de surf, windsurf e wakeboard, e surge como uma opção aos praticantes desses desportos, em dias onde as condições do tempo não são favoráveis.
A asa é feita do mesmo material utilizado na fabricação de uma asa-delta. Já a prancha pode ser tanto uma especial para o kite, como também uma prancha de surf. A segurança é um factor primordial no desporto, já que qualquer falha pode trazer sérios prejuízos ao praticante.


kite_2.jpg As primeiras tentativas de se utilizar o kite foram durante os anos 70. De lá para cá muita água se passou e o desporto, hoje em dia, é uma febre. Os principais responsáveis pelo desenvolvimento do desporto foram, sem dúvida, os irmãos Legaignoux.
Esses franceses foram os primeiros a desenvolver os protótipos do que conhecemos hoje como kite. Foram também os primeiros a produzir os kite para a venda.
O reconhecimento do desporto aconteceu realmente quando famosos windsurfistas passaram a utilizar o kite para diversão. Entre eles, o que mais se destacou foi à lenda viva do windsurf, Robby Naish.
Naish gostou tanto do desporto que hoje além de ser o maior divulgador é também um dos maiores fabricantes de kites.